terça-feira, 26 de maio de 2009

Água Virtual - o que é isso?

Todos os dias nos surpreendemos com a nossa ignorância. Eu jamais tinha pensado sobre isto: ÁGUA VIRTUAL. O que é isto? De modo geral poder-se-ia dizer que é toda água consumida na produção agrícola e industrial. Será só isto? E isto é muito ou é pouco? O artigo abaixo e o documento editado pelos pesquisadores do assunto do Núcleo de Estudos de População (Nepo), da Unicamp, trazem um pouco de luz sobre o tema.
"Através do cálculo da quantidade de água que se utiliza para a produção de commodities (água virtual), pesquisadores do Núcleo de Estudos de População (Nepo), da Unicamp, podem entender melhor como funciona o comércio internacional entre os países que possuem escassez e os que possuem abundância de recursos hídricos. Trata-se de uma perspectiva inédita no gerenciamento de recursos hídricos que foi publicada no artigo Água Virtual: O Brasil como grande exportador de recursos hídricos, apresentado no XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que aconteceu no final do ano passado em João Pessoa, na Paraíba.

A partir desse conceito, os pesquisadores sabem o quanto de água virtual os países exportam ou importam e encontrar maneiras sustentáveis da utilização deste recurso. Segundo Roberto Luiz do Carmo, pesquisador do Nepo, sociólogo e doutor em demografia, o Brasil é um grande exportador de água virtual através da soja e da carne bovina. Em média, cada quilo de soja exige dois mil litros de água para ser produzido. Já o quilo da carne bovina exige 43 mil litros de água. Neste cálculo entram não só a água consumida diretamente pelo animal, que varia de 50 a 60 litros por dia, mas também a água utilizada na produção da alimentação do gado".
Este texto foi publicado pela

Nenhum comentário: