terça-feira, 19 de maio de 2009

ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE OS AGROTÓXICOS

O QUE SÃO OS AGROTÓXICOS ?

Os agrotóxicos são substâncias químicas tóxicas. Estão definidos na Lei 7.802/89 como segue:

Art. 2º. Para os efeitos desta Lei, consideram-se:I - agrotóxicos e afins:a) os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos;b) substâncias e produtos, empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento;II - componentes: os princípios ativos, os produtos técnicos, suas matérias-primas, os ingredientes inertes e aditivos usados na fabricação de agrotóxicos e afins.


ONDE SÃO USADOS OS AGROTÓXICOS?

Os agrotóxicos são usados no ambiente doméstico em jardinagem; em campanhas de saúde pública, no combate a vetores transmissores de doenças (ex: dengue) e na agricultura como inseticidas, herbicidas (mata mato), funcida, etc.

QUEM ESTÁ EXPOSTO AOS AGROTÓXICOS?

Toda a população está exposta direta ou indiretamente aos agrotóxicos. Existem, porém, grupos que estão mais expostos, como os trabalhadores das indústrias que produzem o veneno e aqueles trabalhadores rurais que aplicam o veneno.
Também, estão sob sério risco as crianças e as mulheres em idade fértil.

COMO O AGROTÓXICO AFETA O MEIO AMBIENTE?

Não existe praga na agricultura, o que existe são animais e vegetais indesejáveis a determinada cultura agrícola.
Os agrotóxicos contaminam as águas dos rios, lagos, etc., e também, as águas de poços subterrâneos que depois retornam para a torneira de nossas casas.
Os venenos causam doenças ou exterminam aves, peixes, crustáceos e vários outros animais e plantas.

COMO OS AGROTÓXICOS PODEM AFETAR A SUA SÁUDE?

Os agrotóxicos podem afetar a sua saúde de várias maneiras, tais como:

Intoxicações agudas;
Intoxicações crônicas;
Debilitam o organismo por bloquear a absorção de nutrientes;
Alergias;
Hipertensão;
Dor de cabeça;
Paralisias;
Depressão;
Aumento do stress;
Problemas na tireóide;
Problemas na pele;
Diminuição da quantidade de espermatozóides;
Mal formações genéticas em fetos;
Mutações genéticas;
Vários tipos de câncer.


EXISTEM MUITOS RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS NOS ALIMENTOS?

SIM, dados da Secretaria de Saúde do Paraná demonstram que em 2007 foram analisados 76 amostras de alimentos, sendo que 31 (61%) apresentaram algum tipo de resíduo de agrotóxico, ou seja, presença de resíduos tanto acima como abaixo dos Limites Máximos de Resíduos – LMR estabelecidos, bem como resíduos Não Autorizados. Das amostras com resíduos, 19 foram consideradas insatisfatórias pela presença de resíduos acima dos limites máximos estabelecidos e/ou não autorizados, perfazendo 25% do total de amostras analisadas. O tomate atingiu 71,4% de amostras insatisfatórias, seguido da alface com 60%, morango 57,1%, mamão 33,3%, maçã 12,5% e batata com 10%.

Todas as amostras de alface que apresentaram resíduos eram referentes a resíduos não autorizados para essa cultura. A laranja apesar de não apresentar resíduos de agrotóxicos acima dos LMR ou não autorizados, teve a presença de resíduos em todas as amostras analisadas. A banana e a cenoura foram os alimentos que tiveram menor presença de resíduos de agrotóxicos para os princípios ativos pesquisados.

http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=558

COMO ELIMINAR OS AGROTÓXICOS DOS ALIMENTOS?

INFELIZMENTE, você não conseguirá eliminar os agrotóxicos dos alimentos. NÃO ADIANTA lavar com bicarbonato de sódio, não adianta lavar com água corrente, não adianta lavar com água sanitária. Os agrotóxicos penetram na fruta ou verdura e lá ficam ou se transformam em venenos mais tóxicos do que os que foram aplicados.

Nenhum comentário: