quarta-feira, 17 de junho de 2009

Agrotóxicos em água para consumo humano

As pesquisadoras Maria de Lourdes Fernandes Neto, Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutoranda em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) e; Paula de Novaes Sarcinelli, Mestre em Farmacocinética e Metabolismo de Medicamentos pela Université de Paris XI (Paris-Sud), U.P. XI, França. Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Fiocruz no artigo intitulado - Agrotóxicos em água para consumo humano: uma abordagem de avaliação de risco e contribuição o processo de atualização da legislação brasileira – discutem que o uso intensivo de agrotóxicos no país tem suscitado a preocupação de profissionais de diversos setores face aos riscos potenciais que essas substâncias trazem ao ambiente e aos seres humanos.

O artigo refere-se a questão da água para consumo humano levantando a hipótese de que esta pode ser uma importante fonte de exposição.

O objetivo do artigo é apresentar e discutir aspectos vinculados à atualidade do padrão de potabilidade brasileiro com relação à necessidade de inserção de mais agrotóxicos já que o padrão nacional de potabilidade da água é regulamentado pela Portaria do Ministério da Saúde nº 518/2004, contemplando somente 22 agrotóxicos.

Segundo as autoras os estudos, citados neste trabalho, sobre a presença de agrotóxicos em águas destinadas ao consumo humano, reforçam a assertiva de que o processo de revisão da legislação nacional contemple uma avaliação criteriosa que inclua, dentre outros, o diagnóstico dos princípios ativos mais utilizados e o perfil de uso dessas substâncias, pois podem ter seu uso centralizado em culturas e regiões específicas.

O trabalho em sua conclusão propõe a revisão da atual portaria que define o padrão de potabilidade da agua de consumo humano pelo Ministério da Saúde.

Leia o artigo em Scielo Brasil

Nenhum comentário: