segunda-feira, 6 de julho de 2009

Crianças são mais suscetíveis aos agrotóxicos organofosforados

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, demonstrou que embora se saiba que as crianças são mais suscetíveis que os adultos para os efeitos tóxicos dos pesticidas, esta vulnerabilidade pode prolongar por muito mais tempo do que o esperado na infância.

As crianças são de 3 a 5 vezes mais sensíveis do que os adultos disse Professora Nina Holland, da Universidade de Berkeley, Califórnia nos Estados Unidos.

Diz ela: "O nosso estudo é o primeiro a demonstrar quantitativamente que as crianças podem ser mais sensíveis a certos pesticidas organofosforados até seus 7 anos, especialmente organofosforados, incluindo clorpirifós e diazinon".

Vale ressaltar que a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos - EPA proibiu o Clorpirifós para uso doméstico em 2001, devido aos riscos para as crianças. Entretanto, é ainda utilizado na agricultura onde filhos de agricultores estão expostos.

Segundo a cientista sênior da Pesticide Action Network-PAN Margaret Reeves, "Mesmo antes de serem conhecidos esses resultados, cientistas já argumentavam que os pesticidas organofosforados trazem sérias ameaças para o desenvolvimento neurológico das crianças, considerando-se serem demasiado tóxica para ser utilizada. Precisamos de bani-los, afirma a pesquisadora, começando com clorpirifós".

Veja a matéria na Pesticide Action Network.

Um comentário:

Leonardomeimes@hotmail.com disse...

Opa Alfredo to traduzindo umas notícias sobre organofosfatos, DDT e Roundup, lhe encaminho assim que terminar... e quando precisar avise =D

Continue com o bom trabalho aqui no seu blog.