terça-feira, 7 de julho de 2009

Mineropar recolhe amostras para projeto de geomedicina

A Agência de Notícias do Estado do Paraná, informou dia 17/06/2009 que a Empresa Parananense Minerais do Paraná- MINEROPAR está recolhendo amostras para realização de estudos de geomedicina.
Cerca de 30% das amostras de água, sedimento ativo de drenagem e lodo de fundo de rio foram coletadas pela equipe do Projeto de Geomedicina da Mineropar em aproximadamente 80 municípios paranaenses, para a execução de análises químicas, geoquímicas, de agrotóxicos, bacteriológicas e genéticas.

O estudo das amostras verificará a possível influência de fatores ambientais sobre o desenvolvimento de câncer nas glândulas suprarrenais e proporcionará consistência ao estabelecimento das relações de causa e efeito da etiologia de outras doenças crônicas e tipos de câncer.As amostras estão armazenadas no Instituto Pelé Pequeno Príncipe (IPPP), de Curitiba, para análise da presença de agrotóxico nas águas e sequenciamento genético de bactérias. As amostras até agora coletadas são de municípios das regiões Sul, Centro e Norte do Paraná. O Paraná é o Estado com maior incidência de câncer de córtex adrenal em crianças. O câncer ocorre apenas na glândula suprarrenal de crianças. A incidência do câncer de córtex adrenal no Paraná é 3,4 a 4,2 por milhão de crianças até 15 anos. O tumor de córtex adrenal aparece com maior frequência em crianças de um a três anos. Os dados são do Instituto Pelé Pequeno Príncipe.

A Mineropar é parceira neste projeto, do IPPP, de Curitiba, da CPRM – Serviço Geológico do Brasil, e vários departamentos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O projeto foi idealizado pelo médico, pesquisador e coordenador científico do IPPP, Bonald Cavalcante Figueiredo. O Projeto Geomedicina conta com a participação de pesquisadores de outras instituições como o Departamento de Bioquímica da UFPR, CPRM- Serviço Geológico do Brasil, Embrapa, Instituto de Estudos Avançados da USP (São Carlos/SP) e pesquisadores da Rede de Prospecção e Inovação para o Agronegócio no Paraná e em São Carlos.

Nenhum comentário: