sábado, 5 de setembro de 2009

Hormônio estradiol é detectado em águas do Rio de Janeiro

RioParaibadoSulVoltaRedonda
Região do Médio Paraiba é a que apresenta a situação mais crítica.
Amostras de água não tratada do rio Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro, apresentam índice de atividade biológica hormonal que coloca em risco à saúde da população. A constatação é fruto da pesquisa realizada pela aluna de doutorado do Programa de Engenharia Química da Coppe, Amanda Cristina Vieira Dias, sob a coordenação da professora Marcia Dezotti.

A região do Vale do Médio Paraíba, que abrange as cidades de Resende, Volta Redonda e Barra Mansa, no estado fluminense, é a que apresenta a situação mais crítica. Neste trecho, um número significativo de amostras apresentou índice de atividade hormonal equivalente a presença de mais de um nanograma de estradiol por litro na água não tratada. Segundo a professora Márcia Dezotti, o estradiol é um hormônio capaz de alterar o funcionamento do sistema reprodutor de homens e animais “O índice detectado nas amostras é suficiente para gerar distúrbios no sistema endócrino de seres humanos e provocar, por exemplo, a feminização de peixes. Mesmo em baixa concentração, o estradiol aumenta o risco de doenças como câncer de próstata, mama e útero, e pode ocasionar infertilidade”, adverte a professora.

A pesquisa também avaliou a água tratada do rio Guandu, que abastece 80% da população da região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo Dezotti, das 15 amostras de água tratada que foram coletadas no Guandu, apenas uma apresentou o equivalente a um estradiol por litro, indicando baixa atividade hormonal. No entanto, o risco é
AmandaeprofDezottieAmostras
Amanda e sua orientadora, a Prof. Marcia Dezotti, analisam no laboratório da Coppe as amostras coletadas nos rios.
iminente: oito das 15 amostras de água coletadas no mesmo rio, antes de passar pela central de tratamento, apresentaram atividades hormonais.

A professora adverte que a tendência é que esse tipo de poluição aumente cada vez mais, pelo uso constante de remédios e produtos químicos, que incluem até mesmo produtos de limpeza, desinfetantes e cosméticos. São produtos que apresentam atividade biológica, mesmo em baixa concentração.

Segundo Dezotti, no exterior o descarte dessas substâncias nos rios é motivo de preocupação de governos. “No Brasil, as estações de tratamento precisam ser modernizadas. Ainda hoje elas utilizam os mesmos métodos e tecnologias adotados na década de 50. Nesta época, a população era bem menor e nos últimos 50 anos surgiram uma enorme quantidade de novos produtos, principalmente os produzidos pela indústria química. Eliminar essas substâncias na água requer tratamentos especiais”, alerta.

Os pesquisadores da Coppe apontam como solução o uso combinado de cloro com ozônio. Nos testes realizados no Laboratório de Controle da Poluição das Águas da Coppe, as técnicas oxidativas que empregam o cloro ativo e o ozônio conseguiram
DoutorandaAmandaLaboratorio
A aluna de doutorado da Coppe, Amanda Dias, pesquisa há três anos as águas do Paraíba do Sul e do Guandu.
reduzir, a níveis satisfatórios, a atividade hormonal presente na água coletada. Segundo Amanda, o uso do ozônio se mostrou eficaz, devido à baixa dosagem necessária para a remoção completa das atividades hormonais e pelo fato de não deixar resíduo na água.

“A implantação da ozonização em centrais de tratamento aumenta a qualidade da água, por se tratar de uma técnica capaz de promover o controle dos níveis de diversas classes de micropoluentes, além de contribuir para a desinfecção da água. A técnica, que vem sendo usada com sucesso na Europa, foi adaptada pelos pesquisadores da Coppe para ser aplicada na região do Paraíba”, explica Amanda, que até o final do ano defende sua tese de doutorado sobre o tema.

O percurso dos poluentes emergentes

Os hormônios podem se produzidos pelo próprio organismo ou ingeridos por meio de medicamentos, a exemplo dos anticoncepcionais. Parte é eliminada na urina e nas fezes e, no caso de fármacos como os antibióticos, por exemplo, cerca de 80% são descartados pelo organismo ainda na sua forma ativa. Segundo a professora Dezotti, o problema é que as técnicas tradicionais utilizadas nas centrais de tratamento de esgoto não conseguem remover completamente essas substâncias. Por isso, ao serem descartados, os hormônios se mantêm com atividade biológica nos corpos hídricos. Em várias amostras coletadas durante a pesquisa no rio Paraíba, os hormônios estavam associados à proteínas, que é a forma como são eliminados pelo organismo. “Essa associação indica duas possibilidades: ou o esgoto foi despejado no rio, in natura, sem ser tratado, ou a estação de tratamento não está sendo eficaz”, afirma.


Leia mais no Planeta COOPE

Nenhum comentário: