sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Vigilância Sanitária do Paraná é destaque nacional.

A Divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná se destaca no desenvolvimento do Programa de Análise de Agrotóxicos em Alimentos - PARA, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, do Ministério da Saúde.

Em Reunião Nacional relizada em Belo Horizonte, durante o XVI Congresso Brasileiro de Toxicologia, que contou com a presença de mais de 100 representantes das Vigilâncias Sanitárias de 26 estados brasileiros, a Vigilância Sanitária do Paraná e mais 3 estados da federação foram consideradas aquelas onde o desenvolvimento dos trabalhos do PARA demonstram grandes avanços.

A ANVISA, convidou então estes quatro estados a colaborarem na orientação dos demais, com o objetivo de ampliar a capacidade dos estados em realizar análises e desenvolver ações de proteção e promoção da saúde da população.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Paraná - LACEN/PR, analisa mensalmente, aproximadamente, 100 amostras de alimentos, de todo o país. Possui equipamentos modernos capaz de identificar mais de 200 princípios ativos de agrotóxicos.

Os laudos das análises realizadas, tanto pelo LACEN/PR, quanto dos outros laboratórios do programa, quando demonstram que os alimentos encontram-se em desacordo são encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, que faz parte do desenvolvimento dos trabalhos no estado do paraná, realizando as coletas dos alimentos nos supermercados, bem como para a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná- SEAB, para o CEASA/PR e para as VISAs de outros estados afim de que sejam tomadas medidas corretivas junto aos produtores.

Parabéns a ANVISA e a todos os envolvidos no desenvolvimento dos trabalhos do PARA, que vou resumir na fala do Evandro Dantas de Almeida da Vigilância Sanitária de Sergipe:

"Quando me perguntam - o que você vai fazer hoje para a humanidade, respondo: faço parte do PARA, cuidando para que as pessoas não tenham câncer"

Um comentário:

suely disse...

Parabéns pela matéria e a todos os membros do PARA, que como eu sonham e vivem para minimizar e/ou acabar com os riscos , especialmente aos que somos submetidos em prol de benefícios de poucos.
Suely Vidigal