terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PLANTA EXÓTICA RESISTENTE AO GLIFOSATO

A BUVA, planta exótica considerada “erva daninha”, adquiriu resistência ao glifosato, contrariando as alegações dos defensores dos transgênicos de que não ocorreriam migrações gênicas de uma espécie vegetal para outra.

Em matéria intitulada BUVA “TRANSGENICA” RESISTE AO GLIFOSATO”, publicada dia 01 de dezembro, pelo jornal paranaense Gazeta do Povo, em seu caderno Caminhos do Campo: “a erva daninha conhecida como buva traz ao produtor brasileiro de soja um problema que , nos Estados Unidos e na Argentina, chegou a colocar em xeque o futuro da soja transgênica. Ao ganhar resistência ao glifosato, a planta daninha só morre com mudança no manejo e combinação de herbicidas. Em muitas lavouras, precisa ser arrancada manualmente. Ou seja, amplia o uso de agrotóxicos e dificulta o cultivo, anulando as principais vantagens da RR.

[...] a buva exige ação conjunta, uma vez que se espalha facilmente com o vento. Uma única planta produz até 200 mil sementes, conforme os especialistas. A semente da buva é 2 mil vezes mais que a da soja, o que lhe permite viajar no vento por centenas de quilômetros antes da germinação [...]

Como disputa luminosidade, água enutrientes, a buva reduz a produtividade da soja. A Embrapa relata casos de queda de 70% na produção, nas áreas mais afetadas.”

Os doutores não vão se explicar? Não afirmavam que isto não aconteceria?

A impunidade será novamente a regra?

Nenhum comentário: