sábado, 24 de abril de 2010

Batata transgênica é proibida na Áustria

Da Folha on line

O Ministério austríaco da Saúde emitiu nesta quinta-feira (1º) um decreto que proíbe a batata transgênica "Amflora", do consórcio químico alemão Basf, apesar do recente sinal verde dado ao produto pela União Europeia (UE).

"Assim os consumidores austríacos podem estar seguros de que a Áustria permanece livre de tecnologia genética", assinalou o ministro austríaco de Saúde, Alois Stöger, em comunicado.

A medida de proibição do cultivo da polêmica batata, aprovada por Stöger, foi entregue à supervisão habitual e se espera sua confirmação no prazo de três semanas, em processo acelerado.

Com isso, a proibição da "Amflora" entrará em vigor antes do início da sua temporada de cultivo, destacou o ministro.

A Comissão Europeia autorizou este mês a plantação e a comercialização da batata modificada, apesar de exclusivamente com fins industriais, pois a "Amflora" não deve ser usada como alimento.

Esta batata transgênica suscitou fortes protestos, pois contém um gene resistente contra os antibióticos e seu consumo ajudaria o a aumentar o risco dessa resistência nas pessoas.

A novo variedade foi desenhada para fornecer, sobretudo, amido às indústrias do papel, do fio, e do cola, mas seus críticos advertem sobre a impossibilidade de evitar totalmente que chegue à cadeia alimentar.

Veja a Folha on line

Nenhum comentário: