segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

EMBRAPA - Técnicas de controle biológico em morango orgânico


Pesquisadores da Embrapa em parceria com outras instituições desenvolvem tecnologias para o aprimoramento de sistemas de produção de morango orgânico. De acordo com eles, os inimigos naturais para o controle biológico foram obtidos em áreas de cultivo de morango e também de outras culturas. Após selecionados em laboratório e em plantios experimentais o controle biológico do mofo-cinzento do morango está sendo testado em cultivos comerciais na região de Serra Negra e Atibaia, SP.

O projeto é conduzido pela Embrapa Meio Ambiente e visa contribuir para a melhoria da produção de morango orgânico, utilizando técnicas de plantio, condução da cultura e métodos alternativos de controle de doenças e pragas. Segundo a pesquisadora Fagoni Fayer Calegario, a utilização de controle biológico na produção convencional fica inviável pois os agrotóxicos utilizados na cultura acabam causando a morte dos agentes de controle. Por isso, o produtor que deseja adotar um sistema mais sustentável, mas ainda não domina as técnicas da produção orgânica, tem a opção de adotar o sistema de produção integrada, que se situa “no meio do caminho” de conversão do sistema convencional para o orgânico, explica ela.

O pesquisador Marcelo Morandi informa que na produção integrada a utilização dos agrotóxicos é permitida, mas como último recurso para controle de pragas e doenças e com rígida disciplina, “priorizando-se as práticas que conferem equilíbrio à cultura, realizando constante monitoramento de pragas e adotando-se primeiramente métodos alternativos de controle, a produção integrada permite a redução de custos e o aumento de produtividade e segurança do alimento”.

Veja na página da EMBRAPA

Nenhum comentário: