quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Secretaria da Saúde do Paraná implementa Programa de Analise de Resíduos de Agrotóxicos - PARA

Governo fiscalizará níveis de agrotóxicos em alimentos

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, assinou no início deste mês a resolução 217/2011 que cria o Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos. O objetivo é regular e fiscalizar o uso dessas substâncias na produção de alimentos, visto que o consumo de produtos alimentícios com resíduos de agrotóxicos pode ser nocivo à saúde.

Segundo Caputo Neto, para evitar possíveis intoxicações é necessário um monitoramento constante dos processos de produção. “O programa preza pela segurança alimentar da população, por isso serão coletadas amostras de alimentos em todo o Paraná e enviadas para análise no Laboratório Central do Estado”, explicou. O Lacen será responsável pela execução das análises, contudo o programa prevê ampliar posteriormente o número de laboratórios credenciados.

A operacionalização da coleta de amostras no comércio será viabilizada através de pactuações entre a secretaria Estadual da Saúde e as prefeituras municipais. Inicialmente o programa vai orientar produtores, comerciantes e consumidores em geral sobre os riscos do manuseio de agrotóxicos e do consumo de alimentos com níveis elevados dessas substâncias.

De acordo com o coordenador do programa e chefe do departamento de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, a fiscalização no comércio ficará a cargo das equipes municipais de vigilância sanitária, que deverão realizar o rastreamento dos produtores. “Se o comércio não possuir um documento que ateste a origem do produto, o estabelecimento será autuado e estará sujeito às sanções vigentes”, disse.

Santana também ressaltou que os alimentos hortifrutigranjeiros serão o foco principal das fiscalizações, pois eles apresentam os grandes índices de intoxicações por agrotóxicos.

No caso da comprovação da existência de resíduos de agrotóxicos em níveis elevados ou substâncias proibidas pela Anvisa nas amostras, o produtor será notificado pela secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná e seus produtos serão retirados imediatamente do mercado.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Nenhum comentário: