terça-feira, 24 de abril de 2012

Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos - PARA

Estou agora no anfiteatro do Hotel Jatiúca em Maceió - Alagoas,  local onde daqui a pouco acontecerá o incio dos trabalhos da Reunião Anual do PARA.
Depois da abertura oficial feita pelas autoridades da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e aqui dos Estado de Alagoas, prosseguiremos com palestras como:


Impactos das divulgações do PARA 2010
Luiz Cláudio Meirelles (GGTOX/ANVISA)

Qualidade da água de consumo quanto à presença de resíduos de agrotóxicos

- Palestrante: Mariely H. Barbosa Daniel (CGVAM/MS)
- Facilitador: Fabiane Resende Gomes

Avanços na Legislação de Culturas de Suporte Fitossanitário Insuficiente (INC 001 de 2010)

Palestrante: José Nilton Carneiro de Lima (ANVISA/GGTOX)
Facilitador: Rodrigo Leite

Apresentação da semana dos orgânicos 2012

Virgínia Mendes Cipriano Lira (COAGRE/MAPA)
 Facilitador: Daniela Macedo

Monitoramento do mercado de agrotóxicos no Brasil

Victor Pelaez (Universidade Federal do Paraná)
Facilitador: Andrea Maria Andrade




Os demais trabalhos ocorrerão em reuniões de Coordenações de Amostragem e Administrativas de todos os estados do país que fazem parte do programa. 

Depois de 10 anos de existência realizando o monitoramento de alimentos e divulgando seus resultados no país o PARA se consolidou como um programa altamente técnico-científico de nível internacional estando pari passu com o PDP (Pesticide Date Program) Americano e o Programa Europeu. 

O desafio agora diz respeito a questão da rastreabilidade dos alimentos desde sua produção até o consumo para que quando amostras forem analisadas e resíduos encontrados fora das determinações legais possam as autoridades nacionais, estaduais e municipais tomarem as devidas medidas legais cabíveis.

Esperamos ter uma reunião profícua que possa trazer resultados concretos e factíveis para o bem da sociedade brasileira. 


Um comentário:

Alfredo Benatto disse...

Infelizmente a Mariely H. Barbosa Daniel que viria discutir resíduos de agrotóxicos em água adoeceu com gripe A e não pode comparecer. Perdemos uma oportunidade magnífica de discutirmos um programa de monitoramento de resíduos em água de consumo humano. Resa desejar a Dra. Mariely que se recupere. Gripa A não é brincadeira não.