terça-feira, 4 de novembro de 2014

Oregon e Colorado votam lei de rótulos para transgênicos nesta semana

Empresas de alimentos e de sementes afirmam que as regras impostas na proposta do Estado custarão milhões de dólares para ser implementadas

Por Estadão Conteúdo
 
milho_espiga (Foto: Ernesto de Souza/ Editora Globo)
Os alimentos geneticamente modificados mais comuns 
são milho, soja e beterraba (Foto: Ernesto de Souza/ 
Editora Globo)

Os Estados de Oregon e Colorado, nos Estados Unidos, farão plebiscitos nesta semana sobre leis de rótulos especiais alertando para a existência de ingredientes geneticamente modificados em alimentos. Neste ano, foram criados projetos de lei sobre este assunto em 28 Estados dos EUA. Se este número aumentar, é provável que o tema comece a ser discutido pelo governo federal. 
Pesquisas recentes sugerem que o referendo no Oregon tem chance de ser aprovado, enquanto no Colorado, a iniciativa deve ser reprovada. No Oregon, o projeto prevê que as embalagens de alimentos incluam as palavras "geneticamente modificado". Empresas de alimentos e de sementes afirmam que as regras impostas na proposta do Estado custarão milhões de dólares para ser implementadas, uma vez que os itens destinados ao Oregon precisarão ser embalados separadamente. Isso levaria a um aumento de preços para os consumidores.

Doações para a campanha contra a proposta foram feitas por empresas como Pepsico, Coca-Cola, Kraft Foods, DuPont e Monsanto. Os alimentos geneticamente modificados mais comuns são milho, soja e beterraba, normalmente projetados para resistir a pesticidas. A Administração Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) não exige rótulos especiais em alimentos geneticamente modificados e afirma que as culturas modificadas não são diferentes das variedades comuns.

Veja mais na REVISTA GLOBO RURAL

Nenhum comentário: